Câmara altera calendário de reuniões

por Lígia Vilela — publicado 15/06/2020 12h25, última modificação 15/06/2020 15h43
Câmara altera calendário de reuniões

Portaria de nº 13/2020 foi assinada na manhã do dia 15 de junho

Reunião ordinária que seria realizada hoje, dia 15, passará para a próxima segunda-feira, 22

A reunião ordinária da Câmara Municipal de Pains que aconteceria hoje, 15 de junho, foi transferida para o dia 22 de junho, segunda-feira da semana que vem. O motivo da alteração no Calendário de Reuniões Ordinárias leva em consideração quatro fatores, conforme portaria publicada nesta manhã.

O presidente da Câmara, Geraldo Eder da Silva (Nenê do Veloso) explica que o volume de matérias a serem tratadas na reunião de hoje, abaixo do habitual, e a previsão de que podem ser necessárias reuniões extraordinárias nos próximos dias, foram fatores que pesaram na decisão. Ao transferir a reunião ordinária para a semana que vem, tendo em vista também a pandemia da Covid-19, tanto vereadores quanto servidores da Casa Legislativa permanecem resguardados de encontros presenciais com maior número de pessoas.

Entenda o cronograma

As reuniões plenárias ordinárias são realizadas quinzenalmente na Câmara, às segundas-feiras, no horário das 19h00. O calendário é definido no início do ano com a programação para todos os meses, sendo, em regra: as primeiras e terceiras segundas-feiras de cada mês destinadas para as reuniões ordinárias. Já as segundas e quartas segundas-feiras reservadas para as comissões, que são os grupos formados pelos vereadores para discutirem e deliberarem sobre temas específicos do município, como saúde, educação, etc.

As reuniões extraordinárias, que ocorrem quando há algum tema urgente a ser colocado em pauta e podem ser convocadas a qualquer dia, não ficam previstas no calendário anual, sendo divulgadas à população logo após o momento em que a convocação dos vereadores é realizada.