História

por Interlegis — última modificação 28/09/2017 13h19
Momentos importantes na história da Câmara Municipal de Pains.

A primeira reunião de posse dos vereadores de Pains ocorreu no dia 09 de Dezembro de 1947. Conforme o livro de Ata n. 1 a reunião foi realizada em uma sala da Prefeitura Municipal de Pains, que na época era comarca de Formiga.

Em 26 de março de 1950 “ Jornal de Pains”, publicou O primeiro registro de uma reunião da Câmara. Na ocasião, foi enaltecido pelo presidente da casa, o nome do secretário que atuou em 1949. O presidente aponta a dedicação e afinco para com os trabalhos do Legislativo do sr. Francisco da Cruz Fonseca, nome pelo qual, recebeu o salão nobre do atual prédio da Câmara Municipal de Pains.
Tendo como prefeito municipal o sr. Arlindo de Melo, este participou da reunião com o envio de um ofício com a prestação de contas do ano anterior, a indicação de dois Projetos Leis para construção de prédios escolares nas comunidades da Mina e do Carvão.

Outra presença que marcou o início da década de 50, foi uma figura religiosa, na pessoa do Pe. José Bollinger. Ao falecer, seu nome foi indicado pelo vereador Otávio Goulart para nomear a Praça da Matriz, pelo projeto de lei n. 73. Através dele ficou denominado de “Praça José Bollinger” a até então Praça da Matriz.

De acordo com a Lei 711/93 a Câmara Municipal de Pains conquistou sua emancipação política no dia 29 de março de 1993. Isto significou um grande avanço no Poder Legislativo, possibilitando a implantação de sua autonomia administrativa e financeira.

Dentre as conquistas adquiridas estão: aquisição de imóvel, construção de sede própria e aquisição de bens móveis.

Atualmente, a sede da Câmara Municipal de Pains se localiza na Praça Tonico Rabelo , n. 66 no Centro de Pains e está de portas abertas para receber o cidadão painense de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Hist 1         Hist 2

Hist 3         Hist 4