Parlamento Jovem: Etapa Regional

por adm publicado 21/09/2017 15h40, última modificação 09/10/2017 09h27
 Parlamento Jovem: Etapa Regional

Alunos de Pains com o coordenador Leonardo Lara e demais participantes regionais.

Aconteceu no dia 16 de agosto a etapa regional do Parlamento Jovem (PJ) na Câmara Municipal de Divinópolis, na qual participaram  representantes dos municípios da Região Centro – Oeste: Pains, Divinópolis, Nova Serrana e Pará de Minas.

Ana Laura, Caio Teixeira,  Júlia Maia, Karolyne Moraes,  Maria Heloísa e Thaís Pfister foram os alunos enviados da cidade de Pains. A participação deles nesta etapa foi brilhante, mostrando o alto nível de conhecimento e dedicação. O projeto  começou em março e os alunos vêm trabalhando suas ideias desde então. Em Pains,  A preparação se deu através de debates, mesa redonda, palestras, oficinas de oratória e expressão corporal.

Neste encontro regional os alunos debateram um total de 26  propostas, sugeridas por eles nas etapas municipais de cada cidade,  defenderam suas ideias priorizando as mais relevantes para serem apresentadas em BH na etapa estadual .

Houve uma grande interação entre os alunos dos quatro municípios, o entusiasmo deles foi o ponto alto desta etapa regional, todos estavam muito empenhados e eufóricos por estarem participando deste grande projeto.

Cada município apresentou ainda um tema a ser trabalhado em 2018. Nesse encontro regional foi eleita a sugestão dos alunos de Pains: Igualdade de gêneros, sugerida na etapa municipal por Camily Vitória de Sá . Agora, esse tema irá para a etapa estadual, onde concorrerá com as indicações dos outros polos regionais.

Sobre o Parlamento Jovem

O projeto é uma ação da Assembleia Legislativa  do Estado de Minas Gerais e da PUC Minas, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as Câmaras Municipais.  Consiste em três etapas: Municipal, Regional e Estadual. Em junho foi realizada a etapa municipal em todas as 61 câmaras participantes.

As propostas deste ano abrangem o tema: Educação política nas escolas, com ênfase para os subtemas: Currículo, Interações entre escola e sociedade, Gestão Democrática e Participativa nas escolas.

A Câmara Municipal de Pains, os monitores e 22 alunos da Escola Estadual Pe. José Venâncio vêm se empenhando para que este projeto dê bons frutos. “ Eu percebo que houve uma grande evolução dos alunos, o crescimento pessoal foi visível, isso se deu pela motivação dos próprios alunos, que buscaram aproveitar todas as oportunidades que o projeto vem oferecendo.” Afirma o  coordenador do PJ em Pains, Leonardo Lara.