Câmara cede espaço ao CONSEP

por adm publicado 20/10/2017 09h40, última modificação 20/10/2017 10h01
Câmara cede espaço ao CONSEP

Dados estatísticos apresentados por Dr. Danilo.

Com a finalidade de esclarecer e divulgar as ações do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Pains, os membros do CONSEP se reuniram no plenário do Legislativo, no dia 17 de outubro de 2017, junto a autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário, Civil e toda população.

Para iniciar a convenção o vice-presidente do CONSEP, Adauto Roberto falou sobre o objetivo do Conselho em Pains e em seguida, passou a palavra para as autoridades convidadas.

Inicialmente, o prefeito municipal de Pains, Marco Aurélio Rabelo falou aos presentes sobre o plano  que será implantado em breve no município, o “Olho Vivo”, que conta com a parceria da Polícia Militar e Civil.

A iniciativa foi elogiada pelo promotor de Justiça em Arcos, Dr. Eduardo Fantinati: “Toda cidade que tem o sistema Olho Vivo funciona muito bem”. Em relação ao CONSEP, ele sugeriu que ele possa ser um órgão para atrair pessoas vocacionadas a trabalhos preventivos, como ir às escolas, realizar projetos sociais e fazer parcerias com a PM e a Prefeitura.

Em seguida, o delegado Dr, Danilo César apresentou dados estatísticos sobre o tráfico de drogas, furtos, roubos e homicídios no período de 2013 a 2017 em Pains. Ele também fez um comparativo com a cidade de Araújos, por ambas apresentarem número de habitantes aproximados. De acordo com os gráficos, Pains se encontra com níveis mais baixos que Araújos nos índices expostos.

Para o Delegado titular de Pains, Dr. Joubert José Silva Leite, o CONSEP pode contribuir com a segurança pública na cidade através do controle social informal, ou seja, através de trabalhos com a família, educação nas escolas e religião, elementos importantes para a formação do cidadão. Como campanhas educativas, ele mencionou  o projeto Parlamento Jovem, no qual, teve oportunidade de atuar como palestrante em Pains e completou: “São trabalhos que evitam que a criança e o adolescente entrem na criminalidade, agindo em suas raízes”.

Também fez o uso da palavra, o comandante do Destacamento da Polícia Militar de Pains, o subtenente Carlos Luiz da Costa. Ele comparou a segurança pública a uma engrenagem onde cada órgão tem sua importância. Falou da falta de interesse das pessoas, que muitas das vezes, apenas cobram direitos e esquecem seus deveres. Ele também fez um convite aos painenses a participarem das reuniões do CONSEP.

Para falar sobre algumas atividades do CONSEP em Pains, foi convidado o representante da OAB na cidade, Dr. Nizan Alves Pereira. Ele citou o nome de pessoas ilustres como Sargento Fonseca ali presente, e em memória, o  falecido Ná da Farmácia. “Conseguimos chamar novos integrantes ajudando a manter as relações entre Legislativo e Executivo”. Ele falou também da importância da participação do cidadão neste órgão que movimenta ideias para cada um de nós.

Além das autoridades citadas, fizeram uso da palavra representantes dos  Conselhos Comunitários  de Bambuí, Arcos e Formiga. Eles falaram sobre  atividades e atuações do CONSEP em suas cidades.

O CONSEP em Pains está localizado na Rua Cel. José Ferreira, 26, Centro, prédio da Rodoviária em Pains e está aberto a sugestões, opiniões e ideias.