Câmara homenageia a presidente Cáthya, primeira mulher no cargo
Da esquerda para a direita: a servidora Maria Cristina, a presidente Cáthya Goulart e sua mãe, Cassilda Almeida Goulart
Neste Mês da Mulher, vereadores e servidores ressaltaram a importância da participação feminina na política
Durante a reunião ordinária desta segunda-feira, 1º de março, a presidente Cáthya Guimária Goulart foi homenageada pelos vereadores e servidores da Câmara Municipal de Pains. A vereadora foi reverenciada por ser a primeira mulher a ocupar o mais alto cargo da Câmara de Pains, que é o cargo de presidente.
A data foi escolhida por ser o primeiro dia do Mês da Mulher, já que no dia 8 de março se celebra o Dia Internacional da Mulher, e por coincidir com o dia da reunião ordinária.
Com a ação, a Câmara Municipal de Pains presta sua homenagem, por meio da pessoa da presidente Cáthya Guimária Goulart, a todas as mulheres painenses e, em especial, à todas as vereadoras que passaram pela Casa Legislativa.
Surpreendida pela homenagem, a presidente agradeceu a todos. “Confesso que estou surpresa, não esperava esta homenagem! Quero dizer que é um orgulho muito grande estar aqui representando vocês. Nós mulheres precisamos ocupar espaços que antes eram ocupados só por homens. Precisamos garantir nosso lugar e ter nosso espaço. Agradeço a todos os meus colegas que me permitiram estar aqui hoje como presidente da Câmara, fazendo história como a primeira mulher a ocupar esse cargo. Reverencio também todas as vereadoras que passaram por aqui, que, tenho certeza, também deixaram sua marca”.
O ato teve também a participação da tia, Divina Maria da Silva, e da mãe da presidente Cáthya, Cassilda Almeida Goulart, além da servidora da Câmara, Maria Cristina Silva dos Reis, que fizeram, respectivamente, a leitura de um texto, a entrega de um cartão e a entrega de um arranjo de flores à homenageada.
Mulheres na política
A Câmara Municipal de Pains teve a sua primeira Legislatura constituída no ano de 1947, com uma formação composta apenas por vereadores homens. De lá até os dias de hoje, algumas mulheres passaram a ocupar cadeiras na Casa Legislativa, mas sempre em minoria.
Apesar do número pouco expressivo de vereadoras eleitas, todas que passaram por esta Casa foram atuantes e marcaram a história painense com seus trabalhos em favor do município.
Abaixo estão descritas, em ordem cronológica, as participações femininas na Câmara Municipal de Pains:
- Maria Aimée de Castro Alves, de 1967 a 1971 e de 1983 a 1987;
- Emília Maria Simões, de 1967 a 1971;
- Diva Barbosa Lopes, de 1983 a 1987;
- Zoraida Simões Ghelli, de 1983 a 1987;
- Maria D'Anunciação e Silva Oliveira, de 1993 a 1996;
- Sofia Aparecida de Castro, de 1997 a 2000 e de 2002 a 2004;
- Iraci da Costa, de 2001 a 2004;
- Júnia Ferreira Pimentel, de 2001 a 2004;
- Tânia Ribeiro do Valle, de 2005 a 2008;
- Cáthya Guimária Goulart, de 2017 a 2020 e de 2021 a 2024.