Projeto de Lei e Prontuário Eletrônico são temas de reunião

por adm publicado 25/09/2018 10h35, última modificação 25/09/2018 10h35

A reunião realizada no dia 17 de setembro na Câmara Municipal de Pains contou a presença do secretário municipal de saúde, Luís Augusto, atendendo ao convite da casa para prestar esclarecimentos  sobre o novo sistema de agendamento das consultas .

Inicialmente, o  presidente Geraldo Eder pediu à  Comissão de Justiça  e Redação que manifestassem sobre o Projeto de Lei  1596/2018, que entra em 1ª  votação. O projeto do poder Executivo, diz respeito à alteração na Lei 1401,  do percentual de suplementação orçamentária de 10 para 30 por cento .

O projeto foi rejeitado por cinco votos a dois.

O Projeto de Lei 1597/2018,  que trata da alteração da Lei 1380, inclui novas ações à Lei, no Plano Plurianual 2018-2021 do Município de Pains para exercício de 2019 projeto foi retirado de pauta para posterior análise.

A reunião também contou com a Leitura da Indicação n. 31/2018 que fala da necessidade de providenciar a instalação e iluminação pública no cemitério de Vila Costina, com a justificativa de  ser uma reivindicação antiga dos moradores.  A indicação foi aprovado por sete votos a zero.

Em seguida o secretário de saúde, Luis Augusto foi convidado a tomar a palavra, para prestar esclarecimentos a respeito do agendamento de consultas, a pedido da população.

“O prontuário eletrônico é uma mudança do sistema de informatização do Brasil, no qual todos os municípios precisam implantá-lo até o dia 31 e dezembro”, afirma.

Segundo ele, o problema maior que eles vem enfrentando é a falta de informação da população . Ele informou que o Ministério da Saúde está colhendo informações de todos os usuários do cartão SUS para melhorar o atendimento. Com o prontuário eletrônico qualquer unidade de PSF do país haverá informações daquele paciente. Este trabalho facilitará futuros atendimentos fora da cidade tanto para os profissionais de saúde quanto para o paciente.